Enfermidade

Doença ameaça tirar Zacarias dos Trapalhões

12-01-2011 09:04

(O ator Mauro Gonçalves emagreceu 20 quilos nos últimos meses e continua a perder peso. Ninguém sabe se ele vai se recuperar até 8 de março, quando as do humorístico recomeçam. Se não der, terá que ficar fora!)

 

A doença do famoso trapalhão Zacarias trouxe duas grandes preocupações ao publico: primeiro, o fato de Já ter perdido 20 quilos e continuar a emagrecer e, segundo, quanto ao futuro do quarteto mais famoso da televisão. Todos se perguntam: o que será dos Trapalhões sem o ator Mauro Gonçalves, se ele tiver que deixar o trabalho no humorístico global para um tratamento sério e prolongado? Apesar de abatidos com a doença do companheiro, Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum não devem alterar o esquema de gravações, mesmo porque isso deixaria Maurinho tenso e preocupado quando, no momento, o que ele mais precisa é de total tranqüilidade para que seu organismo comece a reagir. Assim, dois artistas muito populares já estão de sobreaviso para ter participação mais ativa no humorístico aos domingos da Globo: Tião Macalé ( o desdentado) e Jorge Lafond (o desmunhecado). Eles já estavam integrando o elenco de Os Trapalhões desde o fim do ano passado, mas daqui pra frente deverão ficar ainda mais em evidência nos quadros cômicos com Didi, Dedé e Mussum. Isso vem provar que Zacarias, sem duvida, vale por dois e não é fácil preencher a sua ausência. Aliás, o objetivo de Renato Aragão não é substituir o amigo, apenas amenizar a sua falta, principalmente perante o publico infantil, para que os “baixinhos’ não sofram tanto pela distância do seu ídolo. Mas nos bastidores da Globo, há quem garanta que esta medida de Renato Aragão não é de emergência, mas já vinha sendo preparada desde o ano passado, quando Mauro/Zacarias começou a ter os primeiros problemas de saude e a perder peso a olhos vistos. A entrada de Macalé e Lafond na época teria sido , justamente, para reforçar o time que poderia sofrer, a qualquer momento um desfalque. Como acabou acontecendo. Atualmente, Os Trapalhões tem ido ao ar na base dos melhores momentos, enquanto não entra a nova programação 90 da Globo. Os mais otimistas esperam que Maurinho consiga se recuperar antes do dia 8 de março, quando começa as gravações do humorístico, no Teatro Fênix, sob direção de Wilton Franco. E o grupo liderado por Aragão retorna em novo cenário: o “Trapa-Hotel”, no qual Didi será o assistente de gerente, Dedé ocupará o cargo de diretor de Esporte e  lazer, Mussum vai atuar com segurança e Zacarias (se tudo der certo) será o “maitre’. Além deles, Jorge Lafond fará a vez do mestre-cuca e Tião Macalé será o “boy” da divertida hospedagem. Que o humor vença a doença e Os Trapalhões continuem a ser um quarteto! (Revista contigo-1990)

 

****************************************************************************************************************************************************************************

Zacarias se afasta dos Trapalhões

12-01-2011 08:59

 

Até segunda ordem dos médicos, Os Trapalhões de quatro passaram para três: Dedé, Mussum e Didi ficarão um bom tempo sem a companhia alegre de Zacarias.

Ontem, o ator anunciou oficialmente seu afastamento do quarteto. O motivo, segundo ele, é uma forte anemia, seguida de um resfriado inoportuno que “tirou a sua paz”.

No entanto, os boatos de que o ator estaria com AIDS ainda são fortes. O próprio Zacarias reconhece que seu estado de saúde não é bom, mas se diz magoado com as ultima noticias publicadas na imprensa. “O ser humano tem direito a privacidade. Querem tirar meu sossego com telefonemas, assédios e esquemas para me entrevistar. Mas podem ficar tranqüilos que ninguém arrancará nada de mim”, explicou.

Zacarias está junto com Os Trapalhões desde a criação do quarteto, no começo da década de 70. De lá para cá, sempre passou uma imagem positiva e otimista e caracterizou com ídolo das crianças. Ele e seus três fiéis amigos criaram um estilo próprio, uma espécie de circo sem pintura ou mascaras, como os palhaços famosos da década de 60, como Arrelia, Pimentinha, Fuzarca e Torresmo: “Os Trapalhões são únicos”, confessou uma vez Carlos Alberto de Nóbrega, do SBT.

Até agora Renato Aragão (o Didi) não se manifestou a respeito da doença de Zacarias. Ontem, as gravações estavam marcadas para a tarde, nos estúdios da Rede Globo, no Jardim Botânico, Rio, mas ninguém queria confirmá-las na véspera. Segundo soube-se, um estúdio bastante sofisticado estava sendo armado para a gravação de um quadro chamado “Trapa-Hotel”.

Também ninguém sabe se a vaga de Zacarias será preenchida. Candidatos a ela é que não faltam. Nos últimos filmes dos Trapalhões, Renato Aragão como que já preparou o terreno para Sérgio Malandro, Marriete, Angélica e até para o Supla, o punk filho do vereador Eduardo Suplicy e da sexóloga Marta Suplicy. Até agora, porém, a própria emissora parece não estar preocupada com a substituição.

Embora a doença de Zacarias continue em um grande mistério, a imagem do quarteto pode ficar abalada com sua ausência, Zacarias sempre fazia o papel mais puro, o mais inocente dos quatros o que caia nos contos do endiabrado Didi, o mulherengo Dedé e do enrolado Mussum. Talvez por isso tivesse uma grande aceitação entre o publico infantil.

Com a recusa do ator em dar entrevistas ou se deixar fotografar, embora seja um direito seu, as duvidas sobre seu estado de saúde crescem ainda mais. Sua família (ele é casado e tem filhos) também se recusa a comentar os motivos do afastamento, que sem duvida vai deixar saudade no coração das crianças. (Folha da Tarde, 03/03/1990)

******************************************************************************************************************************************************************************

Junto com o quarteto desde 1970, o humorista anunciou oficialmente que vai parar de trabalhar por problemas de saúde.

Zacarias fora dos Trapalhões

12-01-2011 08:55

Ainda não estavam confirmadas as gravações de hoje de “Os Trapalhões” quando escrevia esta coluna, mas tão somente por causa do cenário do “Trapa-Hotel”, complicado e com pouco tempo para ser montado. Quanto a Zacarias, ele resolveu, não participar das gravações. Com a saúde abalada e os nervos em pandarecos, diz que precisa de mais algum tempo de descanso e recuperação.

Seus problemas, me conta, se iniciaram com um regime para emagrecer levando as ultimas conseqüências. Desavisado e sem acompanhamento médico, Zacarias só sentiu que algo não ia bem quando não conseguiu curar uma gripe com a facilidade costumeira. Hoje, com anemia das brabas, acredita numa rápida recuperação, mas declara-se incurável da magoa causada pela imprensa que voltou contra ele toda sua artilharia pesada, afirmando que ele estaria com AIDS: “Aceito o direito da imprensa e das pessoas de supor e levantar suspeitas sobre meu estado de saúde, mas nada lhes dá o direito de fazer afirmações concretas com bases em suposições. Querer de mim uma declaração simpática depois disso, é brincar com sentimentos e pudores. Tirar meu sossego com a insistência de ligações telefônicas e com repórteres e fotógrafos acampados 24 horas por dia á porta de minha casa, á espera de um flagrante ou descuido, é crueldade e invasão a meu direito de privacidade. Pois que continuem o cerco, nada me fará falar com eles!”

É isso ai, Zacarias tem muito a dizer, mas recusa-se a alimentar as baterias dos que atiram sobre ele. Está decidido: não vai gravar o programa e só sai de casa quando estiver completamente curado. Que se acalmem, pois, as carpideiras, Zacarias só expõe depois do sorriso recuperado. (Jornal “O Globo” 08/03/1990 – Tetê Nahaz)

 

**************************************************************************************************************************************************************************

Os Trapalhões gravam sem Zacarias

12-01-2011 08:49

Os Trapalhões retornaram ontem as gravações nos estúdios da Rede Globo sem a presença do Zacarias. Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias, esta internado numa clinica de repouso, recuperando-se de uma anemia profunda provocada por um regime alimentar que fez com que ele perdesse 20 quilos. O organismo do comediante ficou debilitado e cada vez mais era difícil para ele curar-se de um resfriado. Zacarias está escondido até mesmo dos amigos mais próximos, magoado principalmente com a imprensa que começou a detonar uma série de boatos a respeito do seu estado de saúde, insinuando que o comediante estaria com AIDS. Zacarias ligou na madrugada de ontem Álvaro Pereira, também administrador da sua firma com Dedé e Mussum, a ZDM, e desabafou revoltado: “Eu estou bem. Vou me recuperar e voltar para calar a boca de muita gente”.

Segundo Álvaro Pereira, Zacarias está “psicologicamente melhor, com outro astral”. O comediante ganhou um pouco de peso e já está ingerindo alimentos sólidos. Sobre os boatos de que Zacarias havia contraído o vírus da AIDS, Álvaro Pereira foi categórico: “Eu sou amigo pessoal dele e, pelas informações médicas, desconheço absolutamente essa hipótese. Tudo não passou de uma estafa, complicada por um regime alimentar”. (Jornal da Tarde, 09/03/1990)

 

***************************************************************************************************************************************************************************

Zacarias cancela por motivo de saúde seu papel em “Os Trapalhões”

12-01-2011 08:46

 

(Da Sucursal do Rio)

 

Sem a participação do humorista Mauro Gonçalves, o Zacarias, começa a ser gravado, hoje, no Teatro Fênix, no rio, “Os Trapalhões” versão 90. O programa reestréia na Rede Globo no próximo dia 25, ás 19h. Por ordem médica Zacarias ficará afastado das gravações até abril. O humorista comunicou o fato á produção do programa na ultima segunda-feira, mas não informou sobre a doença que o acometeu.

Oficialmente ninguém informa o que esta acontecendo com Zacarias. Entre a equipe do programa, a informação varia de estafa á dengue com que o humorista estaria doente desde o último natal. Pelos corredores, os boatos são de que Zacarias esta com AIDS. A suspeita começou depois que o ator foi visto vários quilos mais magro.

Na semana passada, uma pessoa que atendeu ao telefone na casa de Zacarias e se identificou como um “quase irmão” do humorista, negou que ele estivesse doente. Segundo ele, o amigo estava muito gordo, ano passado e resolveu fazer uma dieta macrobiótica. Perdeu 15 quilos, achou que ficou magro demais; já tinha recuperado cinco e ainda queria engordar mais dois. Como terminara de gravar o último filme do quarteto, “A Escola Atrapalhada”, iria descansar durante o carnaval na casa de um amigo em Maricá, a 60 km do Rio.

Esta semana, ninguém atendia ao telefone na casa de Zacarias. Um diretor da Globo contou que a emissora colocou todos os recursos á disposição do humorista, acenando até a possibilidade de internação em qualquer lugar do mundo. Zacarias, porém, teria recusado a oferta alegando não ser necessária. Entre a equipe do programa, a expectativa é de que o ator volte em abril. (Folha de S.Paulo, 10/03/1990; Sônia Apolinário)