Zacarias se afasta dos Trapalhões

12-01-2011 08:59

 

Até segunda ordem dos médicos, Os Trapalhões de quatro passaram para três: Dedé, Mussum e Didi ficarão um bom tempo sem a companhia alegre de Zacarias.

Ontem, o ator anunciou oficialmente seu afastamento do quarteto. O motivo, segundo ele, é uma forte anemia, seguida de um resfriado inoportuno que “tirou a sua paz”.

No entanto, os boatos de que o ator estaria com AIDS ainda são fortes. O próprio Zacarias reconhece que seu estado de saúde não é bom, mas se diz magoado com as ultima noticias publicadas na imprensa. “O ser humano tem direito a privacidade. Querem tirar meu sossego com telefonemas, assédios e esquemas para me entrevistar. Mas podem ficar tranqüilos que ninguém arrancará nada de mim”, explicou.

Zacarias está junto com Os Trapalhões desde a criação do quarteto, no começo da década de 70. De lá para cá, sempre passou uma imagem positiva e otimista e caracterizou com ídolo das crianças. Ele e seus três fiéis amigos criaram um estilo próprio, uma espécie de circo sem pintura ou mascaras, como os palhaços famosos da década de 60, como Arrelia, Pimentinha, Fuzarca e Torresmo: “Os Trapalhões são únicos”, confessou uma vez Carlos Alberto de Nóbrega, do SBT.

Até agora Renato Aragão (o Didi) não se manifestou a respeito da doença de Zacarias. Ontem, as gravações estavam marcadas para a tarde, nos estúdios da Rede Globo, no Jardim Botânico, Rio, mas ninguém queria confirmá-las na véspera. Segundo soube-se, um estúdio bastante sofisticado estava sendo armado para a gravação de um quadro chamado “Trapa-Hotel”.

Também ninguém sabe se a vaga de Zacarias será preenchida. Candidatos a ela é que não faltam. Nos últimos filmes dos Trapalhões, Renato Aragão como que já preparou o terreno para Sérgio Malandro, Marriete, Angélica e até para o Supla, o punk filho do vereador Eduardo Suplicy e da sexóloga Marta Suplicy. Até agora, porém, a própria emissora parece não estar preocupada com a substituição.

Embora a doença de Zacarias continue em um grande mistério, a imagem do quarteto pode ficar abalada com sua ausência, Zacarias sempre fazia o papel mais puro, o mais inocente dos quatros o que caia nos contos do endiabrado Didi, o mulherengo Dedé e do enrolado Mussum. Talvez por isso tivesse uma grande aceitação entre o publico infantil.

Com a recusa do ator em dar entrevistas ou se deixar fotografar, embora seja um direito seu, as duvidas sobre seu estado de saúde crescem ainda mais. Sua família (ele é casado e tem filhos) também se recusa a comentar os motivos do afastamento, que sem duvida vai deixar saudade no coração das crianças. (Folha da Tarde, 03/03/1990)

******************************************************************************************************************************************************************************

Junto com o quarteto desde 1970, o humorista anunciou oficialmente que vai parar de trabalhar por problemas de saúde.