Prefácio

Falar de Zacarias é reviver um tempo bom que não volta mais. Tempo em que se parava tudo às 19 horas, juntava toda a família na sala para assistir suas trapalhadas ao lado de Mussum, Dedé e Didi, em “Os Trapalhões”. O jeito ligeiro, a risada marcante, a careca tapada por uma peruca que sempre saltava ou era retirada por alguém, toda a inocência de uma eterna criança ingênua. Tempo em que cinema nacional tinha filas quilométricas para ver as aventuras do quarteto. Bancas de jornais tinham ótimos gibis e outros colecionáveis. Tempo em que ser criança era divertido.

Tudo isso nos vem a mente quando se comenta em Zacarias dos Trapalhões. Outro assunto também surge junto a esta nostalgia. Uma pergunta sempre feita quando se menciona o eterno Trapalhão: - “Zacarias morreu de AIDS?”

Obviamente que esta pergunta, assim como esta afirmação, é falsa! Em uma década que assunto era o vírus da AIDS, o ator Mauro Gonçalves virou alvo da mídia em 1990, devido ao seu estado se saúde e aparência. Até o cantor Milton Nascimento foi alvo destas falsas noticias da mídia, ao qual foi revelados anos mais tarde que o cantor, na verdade, possui diabete, que por não ter conhecimento o deixou mais magro e debilitado na época. Com Zacarias não foi diferente, o ator fez um regime mal sucedido, e chegou a perder 20 quilos em um mês. Mas não teve a oportunidade que Milton teve. Mostrar para toda mídia que a noticia veiculada era falsa! (infelizmente...) Nos anos 90 a doença de Zacarias foi tarjada como AIDS. Mas, se este regime tivesse ocorrido nos tempos de hoje, será que Zacarias seria tarjado como “Anoréxico”? Por que não? Afinal, a mídia especulou a noticia devido o ator estar mais magro em um tempo que estar magro, como aconteceu com Cazuza e Lauro Corona, era estar com AIDS. Foi nestes contextos, que resolvi montar este site. Alem de homenagear e mostrar toda carreira brilhante de Mauro Faccio Gonçalves, antes e junto a’Os Trapalhões, também quebrar todos estes boatos que se estendem até hoje. Uma forma de fazer o que Mauro prometeu em sua ultima entrevista em vida: - “Irei me recuperar e calar a boca de todos!” Ele não conseguiu se recuperar, mas esta de volta, tanto para esclarecer este “polêmico” assunto, quanto para voltar a alegrar a todos neste site totalmente dedicado a um dos melhores humoristas que nosso país já teve. Com o intuito de manter eternamente viva toda trajetória e fornecer mais conhecimento a todos os fãs e pesquisadores, que apresento (Novamente) a todos vocês, com muito orgulho e dedicação: O Trapalhão Zacarias!

Sejam todos bem vindos!!!