Memorial em Sete Lagoas para eternizar Zacarias

13-12-2010 10:52

Prefeitura de Sete Lagoas, terra natal do artista, assegura para 2011 espaço nobre para guardar acervo do humorista

trapalhões

Os personagens Mussum, Didi, Zacarias e Dedé formavam o quarteto "Os Trapalhões", sucesso na TV

 
 
 

 

SETE LAGOAS - A promessa é antiga, mas 2011 pode ser o ano em que Zacarias vai ganhar um memorial em seu município de origem. Um dos integrantes do quarteto dos “Trapalhões”, ao lado de Didi, Dedé e Mussum, Mauro Faccio Gonçalves é o filho mais ilustre de Sete Lagoas. Morreu aos 56 anos, em 18 de março de 1990, vítima de uma infecção pulmonar, no Rio de Janeiro. Duas décadas depois, o atual secretário de Cultura da cidade, Fredy Antoniazzi, afirma que é meta da prefeitura destinar um espaço para abrigar o acervo do humorista. No memorial, que deverá ser aberto ao público no ano que vem, também serão desenvolvidas atividades artísticas. O local ainda não foi definido.

Atualmente, todo o material relacionado ao “trapalhão” ocupa uma pequena sala no Museu Nhô-Quim Drummond, o Casarão. Parte do figurino do personagem, publicações, quadros, homenagens e prêmios conquistados pelo artista, que foram cedidos pela família, estão timidamente à disposição de visitantes. O acervo também inclui entrevistas gravadas e publicadas em jornais e revistas e até as certidões de nascimento e de óbito de Mauro, além de uma coleção de perucas.

A expectativa é de que o futuro memorial ocupe um espaço mais amplo. “Ele era um multiartista. Desenhava, pintava, escrevia para o teatro. Era um agitador cultural da cidade, antes de ir estudar arquitetura em Belo Horizonte e ficar famoso na televisão”, conta o secretário.

Segundo ele, o memorial deverá ser usado também para atividades na área de artes cênicas e até para sediar um festival de teatro.

Este ano, o irmão de Zacarias, Murilo Faccio, cobrou, em público, a criação do memorial durante a entrega do prêmio “Arte no Bar”, concurso realizado paralelamente ao festival gastronômico “Sabor de Bar”, em Sete Lagoas.

“É uma promessa permanente de diferentes administrações municipais, mas que nunca saiu do papel. Zacarias era e ainda é um embaixador de Sete Lagoas. O município pode ganhar muito, do ponto de vista turístico, com esse projeto”, considera Murilo.

Zacarias ficou famoso no país inteiro graças ao programa de TV “Os Trapalhões” e a dezenas de filmes protagonizados pelo grupo.

O personagem tinha como marcas o jeito infantil e a risada. Uma curiosidade é que o ator, que em cena usava uma peruca, era de fato careca.