O humor perde Zacarias

18-01-2011 10:33

  O humorista Mauro Gonçalves, do grupo Os Trapalhões, morreu ontem no Rio, aos 56 anos, devido uma insuficiência respiratória.

 

O ator Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias do quarteto Os Trapalhões, morreu ontem as 11h25, na Casa de Saúde São Vicente (Gávea, Zona Sul), de insuficiência respiratória provocada pela infecção pulmonar, a causa do internamento, há nove dias. Durante todo este tempo Zacarias permaneceu inconsciente, respirando com auxilio de aparelhos. Os médicos da clínica não se pronunciaram, mas o empresário do ator, Gilberto Séves, que representa também os Trapalhões Dedé Santana e Mussum, afastou veementemente a hipótese de que o comediante houvesse contraído AIDS, como foi especulado.

Mauro Gonçalves, de 56 anos completados no último dia 18 de janeiro, foi casado com a atriz Selma Lopes, com quem teve a filha Laurinha, mãe de seus três netos. “Quem conheceu e conviveu com ele sabe que ele estava longe de qualquer grupo de risco”, afirmou Gilberto Séves. Segundo o empresário, Zacarias fez um tratamento para emagrecer sem supervisão médica e ficou muito abatido: “No Brasil, principalmente no meio artístico, quando alguém emagrece é porque esta com AIDS”, lamentou, dizendo ainda que o ator ficou “muito triste com os boatos porque isto afetava sua imagem junto as crianças”.

O corpo do ator foi levado da clínica para a Santa Casa da Misericórdia, no Centro da cidade, submetido á necropsia e embalsamamento para ser levado num jatinho fretado para Belo Horizonte. Do aeroporto de Confins viajaria para Sete Lagoas, onde Zacarias nasceu, para uma velório previsto para a noite toda na Câmera Municipal. O enterro foi marcado para as 10 horas da manhã de hoje. Estava prevista ainda uma homenagem dos amigos, no aeroporto Santos Drumont, no Rio, antes do embarque do corpo para Minas.

 

Tipo caipira

 

Mineiro de Sete Lagoas, o mais velho de 11 filhos de um comerciante, Mauro Gonçalves era tímido e queria ser apenas um arquiteto. Mas interrompeu os estudos a partir de uma oportunidade em um programa de rádio apresentado por Paulo Gracindo e Mario Lago. Fazia um tipo bem caipira no quadro “Tribunal de Calouros” e depois chegou a ser galã de novelas na Rádio Inconfidência. Em Minas, atuou em comédias radiofônicas, imitando vozes de bichos, crianças e fazendo sempre o caipira ingênuo. Em 1963, conseguiu um contrato para trabalhar na extinta TV Excelsior, transferindo-se depois para TV Tupi, onde finalmente tornou-se o Zacarias, um personagem inspirado nos estereótipos brejeiros de Minas Gerais. Foi ai que chamou a atenção de Renato Aragão, que em 78 o convidou para integrar Os Trapalhões e participar do filme Os Trapalhões na guerra dos Planetas. No fim do ano passado, Zacarias fez seu ultimo filme com Os Trapalhões, Na Terra dos Monstros, ao lado de Angélica, Vanessa de Oliveira e o grupo Dominó. ( Jornal da Tarde, 19/03/1990)

***************************************************************************************************************************************************************************