Muita gente me procura só para pedir conselhos: Mauro “Eu me acho místico”

18-01-2011 10:09

 (Muita gente me procura só para pedir conselhos – O “habito do tipo” faz com que Mauro Gonçalves tenha hoje algumas características do personagem Zacarias que interpreta a 15 anos em Os Trapalhões. Mas sem a peruca e o truque que torna Zacarias mais dentuço, Mauro afirma que pode sair quase tranqüilo pelas ruas sem ser incomodado. “Depois de um tempo, algumas pessoas começam a notar qualquer semelhança e, quando descobrem quem sou, ficam admiradas. As reações são as mais diversas: “Não é possível, ele é tão diferente’ é o que mais ouço.”)

Descoberto o humorista, no entanto, algumas coisas mudam: Mauro é cercado por pessoas que querem saber mais sobre seu personagem, sobre Os Trapalhões (Dedé, Didi e Muçum) e ouvir piadas. Mauro diz que não se incomoda, porque já está acostumado. “Mesmo assim, fico inibido, principalmente quando pedem a risadinha do Zacarias, o que acontece com freqüência.”

Na verdade existe uma característica muito comum entre Mauro e Zacarias: a bondade que ambos transmitem. “Muitas pessoas acham que transmito paz, segurança e me procuram para que eu lhes dê conselhos, talvez por me acharem místico. Eu mesmo me acho místico.” Este misticismo envolveu também a cantora Valeska com quem Mauro teve um romance.

Embora seja um homem simples, ele não pode fugir do assédio de pessoas que acompanham Os Trapalhões desde a organização do grupo e o abordam, até mesmo na praia, para saber mais coisas sobre os quatros humoristas de maior sucesso no cinema e na televisão brasileira. Muitos querem saber, “mesmo não confundindo o ator com o personagem”, como é cada um dos Trapalhões. E Mauro Gonçalves conta: “Dedé é o galã dos quatro e é a parte principal dos Trapalhões, pois é quem segura os três: é o chamado escada. Algumas pessoas o acham sem graça, mas não é o papel dele. É o mais sério dos quatros e é muito criativo. É um ator transformistas; se quiser, faz tipos também. Muçum se faz notar onde chega, conquista as pessoas pela simplicidade e naturalidade que lhe são peculiares. É meu irmão preto. Renato Aragão (Didi) é o criador de tudo. De natureza tímida, tem o coração maior que ele. É uma pessoa que tem grande presença de espírito. As vezes fala alguma coisa e nós não resistimos e rimos muito. É um grande improvisador e, alem de ator, grande comerciante. O Renato, na vida real, é um pouco mais sério que nos Trapalhões, mas, em comparação comigo, é mais extrovertido.” (Revista Amiga – Reportagem de André Luiz – Fotos de Marcio Gracie Imperial)