Camarim do Zaca sai de cena

06-04-2011 10:46

A exposição o CAMARIM DO ZACA findou-se no dia 30 de março de 2011, na Galeria Myralda em Sete Lagoas. Nesse mês o Zacarias completou 21 anos de ausência entre nós sendo essa que essa cidade foi a terra natal do querido trapalhão. 

No  livro de visitas da mostra contabilizou-se 1300 pessoas que assinaram e prestigiaram a exposição documental exibida nas dependências dessa galeria de arte.

O material exposto pertence ao memorial Zacarias. Seu conteúdo é variado e composto por trajes, perucas, troféus, objetos pertencentes ao Zaca.

À Prefeitura da cidade se encontra a incumbência de cuidar e manter esse memorial. 

Sendo uma realização da Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura a exposição contou com a curadoria do Comunicador e Educador Social; Dmtrius Cotta. Como toda curadoria possui um conceito e um planejamento; essa também não poderia se omitir. Como mote da exposição o curador defendeu o título da mostra como sendo uma demonstração de expectativa em torno de um artista que se prepara para entrar em cena. Nesse sentido o Camarim é uma metáfora do lugar de onde muitas vezes o Zacarias saia para brilhar e ser aplaudido por milhares de fãs. Nele muitos de seus pertences estavam a espera para serem usados e caracterizado pelo  artista Mauro Faccio Gonçalves como Zacarias. Assim evoca-se a expectativa de alguém vivo e prestes a aparecer para começar o grande show. Ao fundo, no dia da abertura dessa exposição, havia um background sonoro onde a risada do Zacarias fazia a alegria dos presentes.

Para abrilhantar a exposição, artistas da área de artes plásticas e visuais foram convidados a expor seus trabalhos em homenagem ao Zaca. Foram muitas as manifestações estéticas em torno da imagem do Trapalhão. Como o objetivo da mostra era fazer uma releitura artística da imagem do Zacarias, além da expectativa da sua presença; esses artistas soltaram a imaginação por meio de várias linguagens; e manifestaram-se alegremente com o tema e fizeram circular por dois meses, uma continuidade da alegria que o Zaca emanava por onde passava. Os artistas que participaram foram:

BRUNO FONSECA – CLÁUDIO MARTINS – CAPUCCI JUNIOR - ERLEI PEREIRA – JOSEMMAR EDUARDO – LEANDRO LUPIANO – LIDIANE - SUELI HELENA -  

Em relação a essa exposição relatamos sua importância no calendário promocional da cultura local pelo apreço e relevância que esse grande humorista representou e representa para cidade.

 

Dmtrius Cotta

Curadoria